Jogo Alabastro

Jogo Alabastro

A partir do problema recorrente em escolas de situaçōes como bullying, homofobia, racismo, machismo e intolerâncias ao "diferente", foi desenvolvido por completo (criação das regras, dinâmica e design) o jogo Alabastro para educar crianças de 8+ anos sobre cidadania, a partir de 4 temas-base: convivência, sustentabilidade, solidariedade e respeito.
As crianças ganharão ou perderão juntas, mas de qualquer forma podem escolher ser um personagem do jogo. Todos eles têm características bastante distintas entre si e são bem representativos: uma alien que não é feminina, um personagem sem gênero etc.
A cada rodada, o jogador da vez tira uma carta conforme o tabuleiro indica, podendo ser uma pergunta ou um desafio. Se a resposta estiver certa, a nave anda 2 casas e ganha uma peça do quebra-cabeça daquele planeta, se estiver neutra, anda 1 casa e não ganha a peça, e se estiver errada, volta uma casa.
O tabuleiro gira em torno da história narrativa da missão do jogo: salvar o planeta Alabastro conquistando recursos minerais (que são as pedras de quebra-cabeça) nos planetas em que a nave vai passando ao longo da viagem, até chegar ao planeta final (Zaffre) para pedir ajuda ao Imperador da Galáxia.
O planeta Sinopia possui perguntas e desafios que ensinam sobre o tema convivência, o planeta Malva ensina sobre respeito, o Celadon ensina sobre sustentabilidade e o Natier ensina a solidariedade.
Apresentação completa do trabalho:
Jogo Alabastro
Published: